jul
Você sabe quanto paga de impostos? Em: Fiscal
E a terceira parada das minhas férias foi na cidade de Monte Verde! Já estou louca de vontade de contar os detalhes dessa viagem rápida, porém inesquecível, para vocês. Mas antes de fazer isso (até porque tenho assunto pra uns quatro mil textos) resolvi falar um pouquinho sobre IMPOSTOS em produtos.
Em Monte Verde me deparei com opções de comida, artesanato, passeios e hotéis para todos os gostos e bolsos. Mas em uma loja específica chamada Mont` Art vi um detalhe curioso. O dono da loja e também o artista que confecciona suas peças, Sr. Nelson Tavares Pacheco Júnior, resolveu destacar a porcentagem de impostos de cada uma de suas peças.
A Mont` Art é uma linda lojinha que fica dentro de uma galeria que abriga lojas de comida, tranqueiras, pet shop, decoração, dente outras. Todas com preços até que bem acessíveis. Principalmente por estar em alta temporada. Período no qual, geralmente, os preços ficam bem maiores.
Mesmo assim, a lojinha do Sr. Nelson não é nada cara. Aliás, pela qualidade das peças, acho até que ele poderia valorizá-las um pouco mais. Porém ele sabe que, somado ao valor de criação da peça e ao seu lucro, ainda existem MUITOS IMPOSTOS!
Segundo o Sr. Nelson algumas pessoas tendem a pensar que as peças são caras porque não sabem o quanto de impostos estão escondidos no valor total. Assim, destacando o quanto é cobrado de impostos em cada peça, ele consegue demonstrar ao consumidor que o custo efetivo da peça nem é tão alto. Se não houvessem tantos impostos, seus produtos seriam muito mais acessíveis.
Vocês sabiam que peças em miniaturas de metal e porcelana tem 38,77% de impostos em seu custo? Ou ainda que os relógios cuco são tão caros porque 40,80% de seu valor é composto por impostos?
O ideal seria mudarmos esse cenário. Mas enquanto não conseguimos essa proeza, podemos ao menos destacar o quanto de impostos cada produto contém. Que tal começarmos a informar a todos consumidores o quanto de impostos está embutido em cada produto e nos tornarmos menos conformados com essa situação?
Já há um Decreto que regulamenta a Lei n° 12.741, que garante aos cidadãos o conhecimento mais claro da carga tributária incidente sobre cada produto e serviço que consomem.
Direito esse é assegurado pelo artigo 150, § 5º, da Constituição.
Então agora só nos resta exigir que todos os empreendimentos cumpram essa lei. Se cada um exigir isso em sua cidade já teremos um ótimo começo!
PARA SABER MAIS SOBRE A LEI ACESSE O LINK DO SEBRAE SP.
E BOA SORTE PRA GENTE! 🙂
Deixe seu comentário