Você já parou pra pensar no custo de um casamento?

É um valor astronômico, pode acreditar! Principalmente porque sempre que as palavras: noiva, casamento, casório, wedding entram em uma negociação, os valores automaticamente triplicam.

Isso acontece porque o mercado de eventos a cada dia soma novos itens que prometem tornar o dia do casamento, uma data “mais especial”. Hoje em dia é dificil, por exemplo, imaginar um casamento que não tenha pelo menos 5 tipos diferentes de doces, bolos de mil andares, bandas show, cabines fotográficas, cascata de chocolate e a lista vai longe.

Não estou dizendo que esses itens não sejam legais. Mas quando o propósito é evitar que seu casamento te leve a falência, esses recursos não contribuem muito. E nem sempre serão esses gastos a mais que tornarão seu dia especial.

Por isso, resolvi colocar aqui no blog tudo que farei para economizar em meu casamento. Incluindo valores e fornecedores. Pretendo mostrar a vocês que é possível fazer um dia lindo e especial, sem ter que gastar ate seu último centavo.

Vamos começar pelo local:

Para mim a escolha do local foi bem complicada. Inicialmente eu queria fazer minha cerimônia e minha festa em uma pousada da minha cidade. O local proporcionaria um casamento ao ar livre, como eu quero, e com a opção de um salão em caso de chuva.

Mas no final, o local teve que passar por reformas e a incerteza sobre a disponibilidade até a data me fizeram procurar por outra opção.

Meu casamento seria 07 de setembro. Mas pelo que percebi várias pessoas tiveram a mesma ideia e não havia mais locais disponíveis.

DICA 1: Reserve seu local com muita antecedência!!!!

Quem vai casar e ainda não tem um cronograma/orçamento do que precisa organizar, faça o download da planilha que vou disponibilizar gratuitamente no final do post. Ela me ajudou muito a organizar cada item por prioridade e a não extrapolar no orçamento.

Eu faço questão de casar em um feriado já que isso facilitará a presença de vários convidados que virão de outros estados. Então mudei minha data para 12 de outubro.

Até lá, postarei tudo sobre o planejamento e orçamento de um casamento que pretendo que seja lindo, simples e econômico. E após o casamento ainda pretendo colocar aqui todos meus erros e acertos para que vocês evitem ou copiem!

Assim que mudei a data, achei o local perfeito. Uma fazenda que já possui tendas e uma pousada onde alguns convidados poderão se hospedar.

As tendas custam caro. Assim como o aluguel de mesas e cadeiras. Então, caso o local ou o buffet não possuam para emprestar, tente escolher um local que já possua essa infraestrutura básica. Com certeza você já economizará muito.

Abaixo colocarei a média de preços de cada item que pesquisei!

Mas destaco que não se deve exceder nos gastos em algumas áreas do casamento, em detrimento das outras. A tabela abaixo, feita pelo blog Amiga da noiva, mostra bem essa necessidade de divisão orçamentária:

É importante ressaltar que, antes de fechar data e local, não adianta procurar outros fornecedores. Simplesmente porque sem esses dados de infraestrutura, ninguém consegue estimar o valor que poderá cobrar de você.

Com a data e o local fechados, estou cotando buffets, banda ou dj, decoração, papelaria (convite, menu, save the date, tags e etc), bebidas, cerimonialista, fotografia e filmagem, doces e lembrancinhas para convidados e padrinhos.

DICA 2: Tente pegar empresas que te forneçam mais de um item. Como essas empresas costumam comprar produtos para vários casamentos, conseguirão mais desconto do que se você for negociar por conta própria.

Ex. Buffet que já forneça bebida. Além do preço mais baixo, o próprio buffet garante que a bebida será servida na temperatura certa. Não se iluda achando que seu tio, tia, amigo ou amiga, cuidará desse detalhe para você no dia da festa. Eles estarão lá para curtir!

PINTEREST:

Comecei minha organização procurando referências do que eu queria na internet. Acabei percebendo que a melhor forma seria criar uma pasta no Pinterest onde eu poderia reunir todas as fotos que seriam minha inspiração. Quem quiser ver minhas referências, acesse minha pasta “Happily ever after” no pinterest abaixo:

Até agora já fechei com o local que, além das tendas, me fornecerá mesas, cadeiras de plástico (que se sobrar dinheiro pretendo substituir por cadeiras de madeira), estrutura de cozinha (fogão, geladeira e mesas de apoio), um local para o bar de batidas e drinques, alguns artigos rústicos de decoração, um pergolado para a cerimônia e ainda a estrutura da pousada a um preço super em conta para meus convidados.

PREÇOS:

Isso tudo sairá por R$1500,00 (mil e quinhentos reais). Com exceção dos quartos da pousada que serão cobrados diretamente dos hóspedes.

Também estou pegando orçamentos dos demais itens do casamento mas ainda não fechei contratos finais. Quanto a alguns serviços como fotografia, eu já estou atrasada para fechar já que os bons fotógrafos geralmente fecham suas datas com bastante antecedência. Mas outros serviços como a papelaria e as lembranças, podem ser feitas em uma data mais próxima do casamento.

Para você terem uma ideia de custos, segue a média de cotação de cada serviço:

Decoração: Entre 3 e 6 mil reais.

Dependendo do estilo, aluguel de mobiliário, tipos e quantidades de flores.

DICA 3: para economizar em decoração, peça algumas peças de mobiliário para sua família, como aquela estante mais velhinha da sua tia. Isso evitará que você tenha que gastar com aluguel de móveis. Também rola pegar inspiração na internet e dicas de DIY. Tem muita coisa bacana no estilo “Faça você mesmo”.

DICA 4: Escolha flores da estação e invista em luzes para diminuir a quantidade de flores. Esses ítens deixarão seu casamento super charmoso e serão uma grande economia no final.

Banda: Entre 3 e 9 mil reais.

As banda de 3 mil são as locais que possuem uma estrutura de som e iluminação básica. Se você souber negociar, esse preço pode chegar a 2 mil. A média de apresentação desse tipo de banda é de 2:30. Então se você quiser uma festa longa, terá que contratar uma segunda atração ou montar uma ótima playlist.

Já no caso das bandas de 7 a 9 mil a estrutura é mais completa e são consideradas “bandas show”. Essas bandas costumam se apresentar com mais de um vocalista. O que torna o show mais longo com duração de até 5 horas.

Dj’s: Entre 500 e 2 mil reais.

Dependendo da infraestrutura que eles levarão. Quando o Dj vem após uma banda, costuma usar o mesmo equipamento e cobra menos dos noivos. Mas quando o DJ tem que levar som, iluminação e outros itens como fumaça, ele cobra mais. A duração do show de um DJ também varia muito. Alguns me propuseram tocar após a cerimonia, no início da festa, por cerca de 1 hora e após a banda por mais 2 horas. Outros falaram em 5hs de show.

DICA 5: Procure uma banda que agrade a todos estilos e a pessoas de todas as idades. Um casal que ama apenas rock, corre o risco de ter seus convidados sentados a festa toda. Também não significa que os noivos devam abrir mão de seu estilo musical. Mas é necessário equilíbrio para que todos se divirtam.

Doces: Entre 40 e 190 reais o cento.

A quantidade de doces necessária para uma festa geralmente é a multiplicação de 5 a 8 doces por convidado.

DICA 6: Escolha alguns doces bonitos para decorar a mesa. Doces esses que geralmente são um pouco mais caros. E complete a quantidade necessária com doces mais baratos. Vale lembrar que nem sempre os doces mais bonitos são os mais gostosos.

DICA 7: Se quiser economizar em doces, invista em uma sobremesa econômica como sorvete ou doces típicos da sua região. Com certeza seus convidados de outros locais vão amar conhecer a cultura gastronômica da sua região.

Buffets: Entre 40 e 200 reais por pessoa.

Os buffets variam segundo variedade do cardápio, número de convidados e, principalmente: a fama do local! Há buffets de excelente qualidade por preços ótimos, assim como buffets que oferecem o mesmo serviço por quatro vezes o preço das outras empresas. Isso significa que nesse ítem o que vale mesmo é a pesquisa! PESQUISE MUITO!

No quesito buffet também vale a dica 7. Que tal escolher uma excelente cozinheira da sua região e servir uma comida típica aos seus convidados? Você pode comprar os ingredientes e pagar a cozinheira. Isso representará uma economia enorme em seu orçamento. Mas, nesse caso é importante considerar que alguns ítens disponibilizados pelo buffet (como pratos, copos, talheres e recheauds) terão que ser fornecidos por outras empresas. Então vale analisar o valor de cada fornecedor para ver se a economia será válida.

Nos próximos posts entrarei em detalhes sobre cada um dos serviços e falarei também sobre outras coisas do casamento como vestidos, fotógrafo e etc.

SEGUE A PLANILHA DO BLOG LÁPIS DE NOIVA QUE ESTOU USANDO PARA CONTROLAR MEUS GASTOS E ME ORGANIZAR.

PLANILHA DO CASAMENTO

Se vocês tiverem dúvidas ou sugestões de tópicos para discutirmos aqui, coloquem nos comentários.

E BOA SORTE PRA GENTE!

 

 

 

 

comentários
 

Deixe seu comentário