Sonha em abrir uma franquia mas não sabe como? Estou aqui para ajudar! 🙂

Pra quem não sabe, em 2007 meu pai abriu sua primeira franquia de escola de idiomas. E foi um tiro no escuro já que ninguém da minha família tinha experiência na área.

Entre trancos e barrancos, 10 anos se passaram e hoje estamos abrindo nossa segunda unidade.

Agora com mais experiência, a chance de errarmos diminuiu muito. O que não significa que não erraremos….

Então resolvi postar aqui todas as dicas que eu conseguir, para evitar que você passe pelos mesmos erros que nós passamos.

Então, se estiver com vontade de abrir uma franquia, confere aqui:

1 – Escolha uma área que você goste de trabalhar. Não adianta adquirir uma franquia da área de alimentação, se você não gosta de mexer com comida. (Ok?)

2 – Escolhida a área, defina qual o valor que você tem disponível para investir. Leve em consideração que as franquias geralmente citam o valor de investimento geral que inclui:

  • valor das luvas (direito de uso da marca)
  • valor do mobiliário
  • valor dos equipamentos
  • valor da matéria prima e etc.

(Mas nesse custo não consta o capital de giro necessário para equilibrar suas finanças até que o negócio comece a dar lucro. Então faça um plano de negócios considerando que, durante  1 a 3 anos, você terá que sustentar seu negócio e ainda garantir o sustento da sua família)

3 – Com esse valor em mente, verifique quais as possibilidades de franquias e defina qual marca melhor se adapta ao seu orçamento e à sua cidade ou região. Ou, se você tiver disponibilidade para mudança, escolha a marca e peça ajuda para a franquia para determinar a melhor cidade a montar seu negócio.

(A maioria das franquias oferece um estudo sobre a região onde você pretende instalar sua unidade. Exatamente para que você possa verificar se há demanda do serviço ou se você está oferecendo gelo para esquimó)

4 – Escolhida a marca, leia atentamente todos os contratos. Há pequenas cláusulas que fazem com que o franqueado fique preso a franqueadora. Ou multas em caso de descumprimento das regras contratuais. Então cuidado!

(Antes de assinar o contrato, faça um plano de negócios e uma projeção de como se dará sua empresa por um prazo de 1 a 3 anos. Não se iluda quanto às promessas multimilionárias das franquias. Na realidade, a lucratividade vai variar de acordo com a região escolhida, o perfil socioeconômico do público-alvo, a economia do país, a sua capacidade de gerir sua empresa, suas estratégias de marketing, dentre outros fatores)

SEJA REALISTA EM SEU PLANO DE NEGÓCIO!

Para saber como fazer um plano de negócios ideal, clique aqui!

5 – Assinado o contrato, começa a parte burocrática. Escolha um bom contador (ele será o responsável por controlar os tributos e os encargos que incidem na atividade da empresa e acompanhar o recolhimento dos valores). Escolha alguém da sua confiança pois, além de ser responsável por serviços importantes da sua empresa, o contador também terá que estar sempre em contato com você. Cabe ao empresário providenciar os dados que o contador precisa pra fazer a gestão.

Segundo o site do SEBRAE, o empresário deve sempre guardar e informar ao contador sobre documentos como: notas fiscais de compras, despesas gerais (água, luz, telefone), talonários de vendas, guias de recolhimento de todos os tributos, extratos bancários, livro ou ficha de registro dos empregados e registros de ponto dos funcionários para averiguação do Ministério do Trabalho.

E cabe ao escritório do contador, armazenar alguns documentos da sua empresa como: contrato de prestação de serviço entre a contabilidade e a empresa, livros fiscais e contábeis, cópia dos documentos de constituição da empresa e cópia do livro ou ficha de registro dos funcionários.

Para mais detalhes sobre como escolher um contador ou uma empresa de contabilidade, clique aqui.

 

O próximo passo será o registro de sua empresa., que será feito com auxílio do contador. Vou dar mais detalhes sobre esse processo na etapa 2 da série de posts sobre “Como abrir uma franquia”. Combinado?

Nos encontramos nos próximo post.

E boa sorte pra gente!

comentários
 

Deixe seu comentário