porque-voce-nao-deve-fazer-um-plano-de-negocios-cover

Pessoal, em meio a essa crise que o Brasil tem enfrentado, tenho recebido centenas de comentários com dúvidas sobre como montar seu próprio negócio. Afinal de contas a taxa de desemprego chegou a 8,3% no segundo bimestre desse ano. O que significa que, em uma população de aproximadamente 204 milhões de pessoas, cerca de 16 milhões e 932 mil pessoas estão desempregadas.

Então vou começar falando sobre pra que serve um PLANO DE NEGÓCIOS.

Segundo o site do SEBRAE, “um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados”.

Mas quem já tem como objetivo montar uma empresa, e já vem pesquisando sobre isso há algum tempo, provavelmente já sabe o que é um plano de negócios e a importância dele. Geralmente o futuro empresário só não sabe como criar esse tal plano, certo?

Da série “QUEM NUNCA”:

Quem nunca passou horas quebrando a cabeça para fazer o famoso PLANO DE NEGÓCIOS?

Quem nunca passou horas tentando imaginar como esse plano funcionaria?

Quem nunca encheu o saco por não saber todas as respostas e acabou inventando metade delas?

E quem nunca baixou um aplicativo na internet que prometia seu plano de negócios em 5 minutos e desistiu nos primeiros 60 segundos? Após esperar por meia hora para sua internet ruim baixar o aplicativo….

Confesso que já desisti de alguns projetos por não conseguir passar nem da fase do plano de negócios. Afinal de contas, quais as chances de uma empresa funcionar se nem sua dona sabe as explicações de seu negócio?

Não pretendo com esse post diminuir a importância do plano de negócios. Sei bem que fazer esse planejamento é uma forma de se programar para desenvolver uma empresa sólida, mais forte frente a desafios e crises, prever contratempos e ainda, de quebra, garantir melhores opções de concorrência e ganhos de mercado.

Mas devia haver uma forma mais fácil de fazer esse tal plano, certo?

E ESSA FORMA EXISTE! Pelo menos para quebrar um galho e facilitar com que o empresário tenha uma visão geral de seu negócio.

Primeiro preciso explicar que existem PLANOS DE NEGÓCIOS E MODELOS DE NEGÓCIOS. Os planos são mais complexos e abordam vários detalhes de um empreendimento. Os modelos são como resumos do plano e abordam apenas aspectos principais para expor uma visão geral.

É por isso que o autor Ash Maurya sugeriu em seu livro “Running Lean: Iterate from plan A to a plan that works” que trocássemos o PLANO DE NEGÓCIOS por um MODELO DE NEGÓCIOS.

A ideia não é deixar de fazer o plano. Mas começar com um modelo simples que não desanime o empreendedor e já garanta as respostas iniciais para que você saiba explicar qual a ideia do seu projeto.

Para isso, Ash Maurya desenvolveu essa ficha aqui: (está em inglês mas vou traduzir abaixo)

Screen-Shot-2013-08-31-at-2.29.38-PM-608x511

A proposta dessa ficha é servir como um modelo de negócios que resuma as intenções e objetivos de sua empresa. Então vamos lá:

  1. Primeiro liste os três principais problemas que sua empresa pode solucionar.
  2. Depois as três principais soluções.
  3. Escreva qual sua proposta de trabalho destacando porque sua empresa merece atenção dentre as já existentes no mercado.
  4. Qual seu diferencial?
  5. Através de quais canais pretende atingir o consumidor?
  6. Qual seu público-alvo?
  7. Qual será seu custo com infraestrutura?
  8. E, por fim, quais serão seus fluxos de receita e métodos de gestão?

Quem quiser mais detalhes sobre o modelo pode ainda acessar o site http://leanstack.com/.

PRONTO! 🙂

Agora você já tem em mãos o Modelo de Negócios da sua empresa. Com certeza ficará mais fácil de explicar seu projeto, ou até mesmo conseguir convencer investidores de que sua ideia vale a pena ser considerada.

Mas não deixe de fazer o Plano de Negócios completo. Lembre-se que o plano aborda diversos outros aspectos além dos que são abordados pelo modelo.

Vale lembrar que o SEBRAE pode ajudar, e muito, novos empreendedores. Você pode, tanto acessar o site do SEBRAE e fazer cursos e obter informações, como se dirigir a um ponto do SEBRAE mais próximo de você e solicitar consultoria gratuita.

Para quem quiser fazer o plano de negócios completo, segue um manual em PDF com explicações detalhadas como fazê-lo:.

MANUAL SOBRE COMO FAZER UM PLANO DE NEGÓCIOS

BOA SORTE PRA GENTE! Porque, pelo visto, essa crise não vai acabar tão cedo…

comentários
 

Deixe seu comentário