Fonte: www.blogdoimovel.com

Nada como ouvir de profissionais sobre quais as melhores formas de investir seu dinheiro. E por isso fui atrás de uma corretora de ações para saber como posso investir meu dinheiro com segurança porém se estar limitada ao baixo juros da poupança.

Já vimos aqui no blog que há vários perfis de investidor. No texto Sex and the Financial City que postei aqui no blog, busquei comparar os perfis de investidor com as personagens da série Sex and the City e seu jeito de organizar suas finanças pessoais.

Assim, através de muitos testes, descobri que meu perfil está mais próxima da personagem Miranda já que ela “pode se aventurar em modalidades mais arriscadas, como ações, e diversificar investindo em fundos de multimercado e títulos do governo. Prática, pode abusar do homebroker e ferramentas que lhe permitam a autogestão de seu dinheiro”

Diante disso fui a corretora XP investimentos e participei de um seminário sobre investimento imobiliários. E engana-se quem acha que comprar uma casa ou apartamento basta para finalizar o assunto. A idéia da corretagem de ações imobiliárias é alguém organizar um grupo de pessoas que comprem ações de um determinado empreendimento e render-lhes lucros de acordo com o contrato entre as partes.

No caso do exemplo que vi, um negociador adquiriu 3 prédios e estava vendendo cotas de ações de no mínimo R$1000,00 a R$100,00 cada ação. Assim notei que é possível que pequenos investidores façam parte desse negócio lucrativo, já que o mínimo de cotas é baixo.

Nesses contratos outras vantagens podem ser notadas e vou citar algumas aqui:

  1. Garantia de lucro durante a construção do empreendimento;
  2. em casos de prédio prontos pode haver um período onde o investidor receberá porcentagens fixas independente do resultado das vendas dos imóveis;
  3. apresenta lucros geralmente maiores que a poupança;
  4. é um investimento relativamente seguro e conservador;
  5. apresenta uma liquidez muito eficaz e, ao contrário de casas ou apartamento, não demora a ser vendido caso o proprietário necessite reaver seu dinheiro em um curto prazo;
  6. e, talvez como fator mais importante, não resulta em impostos de renda sobre o valor inicial, apenas há incidência de impostos sobre a valorização do imóvel.

Essas são apenas algumas dentre as várias vantagens que vi nos fundos imobiliários. Nada mal para um primeiro passo no mercado de ações. Dessa forma é possível que participamos de grandes empreendimentos sem precisar dispor de enormes quantias de dinheiro (que “provavelmente” não TEMOS). E apesar de não gerar altíssimos lucros, é importante frisar que trata-se de um investimento que pode ser feito por pequenos investidores e que não apresenta riscos muito evidentes.

Mas cuidados são sempre necessários. Então, quem for arriscar investir um pouco nesse mercado, escolha uma boa corretora de ações, não invista todo seu dinheiro em uma mesma idéia, não use seu dinheiro de segurança, poupanças e etc, para esse investimento (pois sempre é bom ter uma reserva para emergências) e, finalmente, saiba que por mais seguro que seja um investimento, sempre haverão riscos, ENTÃO CAUTELA É SEMPRE NECESSÁRIA!

E boa sorte pra gente! 🙂

comentários
 

Deixe seu comentário