[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=_Z2X_SLQQYE]

Sumi por uns dias do blog por uma causa muito justa. Investi alguns reais do meu orçamento desse mês em concursos públicos. O fato é que os custos não se limitam a inscrição. Ainda há passagem, comida, transporte até a prova, caneta comprada de última hora, etc. Fiz uma prova domingo e a outra será nesse sábado.

Mas mesmo em meio a muito estudo, não pude deixar de comentar a matéria do CQC de ontem, segunda feira – 12 de abril. Segundo o blog do CQC, o roteiro desse dia incluiria em seu quadro Proteste já!, o apresentador Danilo Gentili cobrindo o caso dos ônibus de Poços de Caldas.

Esse fato influencia diretamente o orçamento de vários leitores do nosso blog e por isso fui atrás da história. A história é a seguinte: A Circullare, agência de transporte urbano de Poços de Caldas, implantou um tal de SIGA (Sistema Integrado Grande Amigo). Nesse sistema propõe-se novas linhas, opções de deslocamento, além de uma estrutura operacional com três Estações de Integração nas regiões Sul, Leste e Oeste mais a Estação Central. O problema é: ao implantar o sistema, não foram pensadas as novas linhas e rotas dos ônibus e os preços ainda foram aumentados, é claro!

Agora, várias pessoas estão reclamando pelo gasto maior, ou até por perder tempo pegando dois ou três onibus para chegar ao trabalho. Segundo o DIEESE (Departamento intersindical de estatísticas e estudos socioeconômicos), as famílias deveriam ter, com transporte, um gasto inferior a 7,74% do orçamento doméstico, dos quais 2,36% em transporte individual e 5,38% em coletivo. Se o preço for aumentado, esse valor pode chegar a 12%!

O portal Luis Nassif mostra a indignação em que se encontra os moradores da cidade. O valor cobrado que antes se encaixava no orçamento das pessoas e era até uma forma de economia em transporte hoje em dia passa por uma análise de viabilidade já que muitas vezes pegar dois ou três ônibus sai mais caro e bem menos eficiente do que optar por ir a pé.

E essa foi a grande sacada do programa CQC! Algumas pessoas denunciaram o fato ao programa e o Danilo Gentili veio até a cidade para averiguar a situação. Algumas chegaram até a recrutar pessoas para o protesto pelo twitter.

Chegando na cidade Gentili averiguou todos os lados, conversou com o prefeito, falou com moradores, e principalmente e mais contrastante: apostou uma corrida com um morador! O quadro mostrou o morador pegando vários ônibus para atingir seu destino, enquanto Gentili ia para o mesmo lugar de carroça! RESULTADO: A CARROÇA GANHOU! 🙂

O povo ficou revoltado! E agora teremos a réplica. Como é tradição do programa, o apresentador voltará dia 23 para ver se alguma atitude foi tomada!

Agora só nos resta esperar pra ver se o bolso do trabalhador será atacado ou se teremos novas medidas para facilitar o transporte e salvar o nosso orçamento doméstico.

comentários
 

Deixe seu comentário