Como eu havia escrito no post “Mulheres Maravilha”, “apenas 7% das mulheres entre 41 e 50 anos tem um plano de aposentadoria e realmente o seguem.” Isso mostra que ainda falta muito para que as mulheres consigam estabelecer um padrão de aposentadoria equivalente ao de quando trabalham.

“Vou rever meus planos e incluir um plano de aposentadoria privada nele” comentou a jornalista Viviane de Carvalho no post. Mas será que essa é uma boa idéia?

Nessa semana, me deparei com a pergunta do funcionário do Banco do Brasil: “Você não gostaria de fazer uma previdência privada?”Minha resposta foi: “Por enquanto NÃO!”. Respondi isso por que na verdade eu não sabia exatamente como isso funcionava e de certa forma ainda não confio muito em outras pessoas para lidarem com meu suado dinheirinho.

Fazendo o básico de uma pesquisa no Google e no Yahoo!Respostas acabei chegando a conclusões bem duvidosas sobre o assunto. No site do Yahoo! por exemplo, várias pessoas comentavam sobre características boas e ruins da previdência.

Atila322, (um dos avatares do site) disse: “Não vou me alongar muito. Vale a pena sim, mas…”

Esse “mas” aumentou ainda mais minhas suspeitas de que talvez a previdência privada não serja uma idéia tão vantajosa quanto parece.

Para quem não sabe o que é previdência privada é muito simples. Nada mais é do que uma aplicação mensal a longo prazo, ou seja, você começa a aplicar mensalmente uma quantia pré-estipulada com a agência, banco e etc, e depois de anos pode optar por receber uma mesada (como a aposentadoria) ou o montante total.

Segundo o site IG, o professor José Roberto Ferreira Savoia, da Universidade de São Paulo (USP), disse que a previdência é uma das formas mais saudáveis de poupar. “Tem alternativas interessantes e é segura, pois são administradas por entidades sólidas”.

Ou seja, segundo o professor, a previdência é um bom negócio, porém com instituições confiáveis. Assim, eliminamos uma das desconfianças dos investidores de não receber o dinheiro futuramente.

A revista Você S.A também confirma que quem sabe investir no futuro pode ganhar muito. Então agora que já concluímos que, desde que feita de forma correta e na instituição certa, a previdência É um bom negócio, quem já sabe quanto quer ter no futuro, pode acessar a Calculadora da Aposentadoria fornecida pela revista e calcular quanto deve investir por mês.

O site Dr. Previdência também tem mais algumas dicas para quem quer saber quais as instituições mais confiáveis. Então, sabendo que a aposentadoria pelo governo não garante grandes quantias ao aposentado, vale a pena pesquisar e descobrir o melhor plano para seus objetivos e para manter o padrão de vida que estabelecemos enquanto trabalhamos. BOA PESQUISA!

comentários
 

Deixe seu comentário